quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Biografia de um Doido

 Biografia de Friedrich Nietzsche:
      Friedrich Nietzsche é o nome de um influente filósofo alemão contemporâneo do séc. XIX. Nasceu em Rocken, Alemanha em 15 de Outubro de 1844. O seu pai e o seu avô eram pastores luteranos, o que significava que Nietzsche estaria destinado a seguir os seus passos. Entretanto em adolescente os seus estudos de filologia afastaram-no da teologia. Começou os estudos em 1864,em filologia clássica e teologia evangélica. Mais tarde transferiu-se desta Universidade de Bonn e foi estudar para a Universidade de Leipzig, devendo-se ao facto do Prof. Friedrich Rich (figura paterna de Nietzsche) também ter sido transferido. O filósofo Schopenhauer foi o primeiro contacto e a base da sua vocação em filosofia.
       Aos 25 anos foi leccionar filologia na universidade de Basileia adoptando entretanto nacionalidade suíça. Durante 10 anos debruça-se no pensamento greco-antigo (Heráclito e Empédocles). Fez amizade com Richard Wagner e Jacob Burckhardt.
      Em 1870 voluntaria-se no exército na altura da guerra franco-prussiana. O sofrimento e a violência que viu chocaram-no. Em 1879 começou a revelar problemas de saúde e devido a isso deixou de leccionar. Já praticamente não se ouvia a sua voz durante as aulas. Deixa então a cidade onde está e vai á procura de lugares para viver que fossem favoráveis á sua saúde e ao seu pensamento. Esteve em Génova, Veneza, Turim, Nice…
” Não somos como aqueles que chegam a formar pensamentos senão no meio dos livros. O nosso hábito é pensar ao livre, andando, saltando, escalando, dançando (…)”
      Em 1882 encontra Lous Andreas-Salomé e pede-a em casamento mas esta rejeitou depois de uma longa espera por sentimentos recíprocos da parte dele. Nesse mesmo ano começou a escrever “Assim falou Zaratursta”. Até1889 não parou de escrever num ritmo crescente, mas nesse ano teve uma “crise de loucura” que durou até á sua morte. Ficou sob a tutela da sua mãe e da sua irmã. Nesta fase inicial encarnou alternadamente as figuras míticas de Dionísio e Cristo, o que se expressou em cartas bizarras. Algum tempo depois afundou num silêncio quase completo até 25 de Agosto de 1900,ano em que acabou por falecer, com 55 anos de idade. Falou-se que teria contraído sífilis mas estudos mais recentes apontam para um cancro cerebral.
     Nietzsche sempre tentou explicar o insucesso da sua literatura dizendo que era um escritor já póstumo para os leitores do futuro.
    È juntamente com Marx e Freud um dos autores mais controversos da história da filosofia moderna. Causa confusões devido aos paradoxos e desconstruções do conceito de realidade, que permanece até aos dias de hoje. A moral tradicional (Kant), a religião e a política não são para ele mais do que máscaras que escondem uma realidade inquietante e ameaçadora, cuja visão apenas, é difícil de suportar.
     È por ser tão polémico e de uma leitura tão subjectiva, tão vaga e tão assertiva ao mesmo que me prendo nos seus escritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário